Experiência Artística e Educacional Configurando Processos de Subjetivação

Autores

  • Carlos Alveiro Morales Universidad del Quindío - Colombia

DOI:

https://doi.org/10.33975/disuq.vol13n2.1435

Palavras-chave:

Estratégias Didáticas, Foucault, Práticas Artísticas, Processos de Subjetivação

Resumo

Este trabalho problematiza algumas experiências artísticas e educativas, configurando processos de subjetivação de estudantes e professores na universidade. A pesquisa é realizada com um desenho biográfico-narrativo e crítico, utiliza a narrativa, a hermenêutica reflexiva de Paul Ricœur e assume a crítica na perspectiva foucaultiana, como caminhos ou modos de ver, que em bom julgamento podem contribuir para compreender e transformar as práticas de sala de aula . Os participantes foram selecionados por meio de amostragem probabilística intencional ou discricionária (bola de neve). Através de uma análise abrangente das histórias ou de seus trechos, concluímos a importância da implementação de estratégias de ensino em sala de aula, focadas na liberdade e no interesse do aluno, orientadas por meio de diálogos expansivos.

     

 

Biografia do Autor

Carlos Alveiro Morales, Universidad del Quindío - Colombia

Profesor de la Facultad de Educación de la Universidad del Quindío. Doctor en ciencias sociales niñez y juventud- Universidad de Manizales. Líder del grupo de investigación en estudios pedagógicos. Áreas de desempeño: Narrativa y educación; Historia y epistemología de la pedagogía; currículo, Investigación educativa, Educación, cultura y sociedad.

Referências

Bolívar, Antonio. ¿De Nobis Ipsis Silemus?: “Epistemología de la investigación Biográfica-narrativa en educación”. Revista electrónica de investigación educativa. Universidad Autónoma de Baja California. 4(1). 2002.

Carr, Wilred. Educación y democracia: ante el desafío postmoderno, en Manzano, P. (1995). Volver a pensar la educación. Política, educación y sociedad. Vol. 1. p.96-111. Madrid. Morata/Paideia, 1995.

Castro, Edgardo. Diccionario Foucault. Temas, Conceptos y autores. Buenos Aires: Siglo XXI editores, 2011.

Deleuze, Gilles. La subjetivación. Curso sobre Foucault. Tomo III. Serie clases 13. Buenos Aires: Cactus, 2015.

Deleuze, Gilles. y Guattari, Félix. Mil Mesetas: capitalismo y esquizofrenia. Valencia: Pretextos, 1980.

Denzin, Norman. y Lincoln, Yvonnas. (2015). Métodos de recolección y análisis de datos. Buenos aires: Gedisa, 2015.

Dewey, John. Democracia y Educación. Una introducción a la filosofía de la educación. Madrid: Morata, 1998.

Dreyfus, H.L. y Rabinow, P. Michel Foucault: más allá del estructuralismo y la hermenéutica. Buenos Aires: Nueva Visión, 2001.

Elizalde, Antonio. Desarrollo humano y ética para la sustentabilidad. Medellín: Universidad de Antioquía. Colombia. 2006.

Foucault, Michel. El gobierno de sí y los otros. Madrid: Akal, 2011

Foucault, Michel. Estética, ética y hermenéutica. Buenos Aires: Paidós, 1999.

Foucault, Michel. “El sujeto y el poder”. Revista Mexicana de Sociología, 50(3), Disponible en: https://perio.unlp.edu.ar/catedras/cdac/wp-content/uploads/sites/96/2020/03/T-FOUCAULT-El-sujeto-y-el-poder.pdf, (1988): p.3-20.

Glaser, Barney. & Strauss, Anselm. The discovery of grounded theory: strategies for qualitative research. Hawthorne, N.Y.: Aldine de Gruyter,1967.

Jay, Martin. Cantos de experiencia. Variaciones modernas sobre un tema universal. Buenos Aires: Paidós, 2009.

Mill, S, John. Sobre la libertad. Madrid: Alianza, 2017

Morales, Carlos y Marín, Fernando. La experiencia artística en los procesos de subjetivación. Armenia. Quindío: Kinesis. 2021.

OCDE Educación y competencias. Paris: OCDE. Disponible: https://www.oecd.org/education/El-trabajo-de-la-ocde-sobre-educacion-y-competencias.pdf. 2019

Ranciere, Jacques. El maestro ignorante. Madrid: Laertes, 2003.

Ricoeur, Paul. Del texto a la acción. Ensayo de hermenéutica II. México: Fondo de Cultura Económica, 2000.

Ricoeur, Paul. Sí mismo como otro. Madrid: Siglo XXI, 1996.

Ricoeur, Paul. Tiempo y Narración I. Configuración del tiempo en el relato Histórico. México: Fondo de Cultura Económica, 1995.

Santos, B. Descolonizar el saber, reinventar el poder. Ediciones Trice. Montevideo Uruguay, 2010.

Sloterdijk, P. Has de cambiar tu vida. Valencia: Pretextos, 2012.

Tadeu da Silva, Tomaz. Documentos de identidad, una introducción a las teorías del currículo. Belo Horizonte: Auténtica, 1999.

Publicado

2024-07-17

Como Citar

Morales, C. A. (2024). Experiência Artística e Educacional Configurando Processos de Subjetivação. Revista Disertaciones, 13(2), 133–155. https://doi.org/10.33975/disuq.vol13n2.1435

Edição

Seção

Artículos